top of page

Vocabulário: HALLOWEEN


Dia 31/10 é celebrado o Halloween (Dia das Bruxas) nos países anglo-saxônicos, mas com mais relevância nos EUA. Para entrarmos no clima do Halloween, separamos algumas expressões relacionadas ao tema:

  • witch hunt = caça às bruxas Significa procurar e punir ou atormentar pessoas que possuem opiniões impopulares, geralmente pois são consideradas perigosas por outras pessoas. Por exemplo: - In the U.S., Senator McCarthy led a witch hunt against people suspected of being communists. (Nos EUA, o senador McCarthy liderou uma caça às bruxas contra pessoas suspeitas de serem comunistas.)

  • skeleton in the cupboard = esqueleto no armário Significa um segredo embaraçoso/vergonhoso. Por exemplo: - Most families have one or two skeletons in the cupboard. (A maioria das famílias tem um ou dois esqueletos no armário.)

  • a ghost town = uma cidade fantasma Significa uma cidade abandonada, que não é habitada por ninguém. Por exemplo: - All the young people have left our village and it’s like a ghost town now. (Todos os jovens deixaram o nosso vilarejo e el parece uma cidade fantasma agora.)

  • make someone’s blood boil = fazer o sangue de alguém ferver Significa fazer alguém ficar muito bravo. Por exemplo: - The way they have treated those people makes my blood boil. (A forma como eles trataram aquelas pessoas faz o meu sangue ferver.)

  • stab (someone) in the back = apunhalar (alguém) pelas costas Significa trair a confiança de alguém. Por exemplo: - We let him stay in our home, but he stabbed us in the back by telling lies about us to everyone. (Nós o deixamos ficar em nossa casa, mas ele nos apunhalou pelas costas, contando mentiras sobre nós a todo mundo.)

What is Halloween? / O que é Halloween?

Uma versão ancestral da festa – que por aqui também é conhecida como Dia das Bruxas – provavelmente surgiu na Europa, centenas de anos antes de Cristo. Originalmente, o Halloween era um ritual dos celtas, um povo que habitou a Grã-Bretanha e a França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã. Para eles, a noite de 31 de outubro, data da comemoração até hoje, indicava o início do Samhain, uma importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, “a estação da escuridão e do frio”, um período associado aos mortos. “No Halloween, segundo a mitologia desse povo, era possível entrar em contato com o mundo dos desencarnados”, diz a historiadora Clare Downham, da Escola de Estudos Celtas, na Irlanda. Como se pregava que esse contato libertava todo tipo de espírito, as pessoas acreditavam que, durante aquela noite, fantasmas, demônios e fadas ficavam à solta.

Para representar esse caos sobrenatural, os celtas se fantasiavam com peles e cabeças de animais abatidos para o inverno. A crença nos espíritos também despertou outros costumes típicos da festa, como o uso de leite e comida (hoje substituídos por doces) para acalmar os visitantes do além. Outras tradições, porém, foram deixadas de lado, como o hábito de acender fogueiras para espantar os espíritos. Bem depois, no século 9, a festa foi influenciada pela expansão do cristianismo na Grã-Bretanha. Na tentativa de acabar com os festejos pagãos, o papa Gregório III consagrou o dia 1º de novembro para a celebração de Todos os Santos. Surgiu daí a própria palavra halloween, originada de all hallows eve, que em português quer dizer “véspera do dia de Todos os Santos”. Finalmente, no século 20, o Halloween juntou ao seu caldeirão de influências a força da cultura dos filmes de terror, que hoje dão o tom da celebração tanto na Grã-Bretanha como nos Estados Unidos.

Créditos: Cíntia Cristina da Silva (abril.com.br)

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page